Tel: (11) 5093-3921 / (11) 96445-1045
Facebook do Dr. Paolo Linkedin do Dr. Paolo Instagram do Dr. Paolo Twitter do Dr. Paolo Canal do Youtube do Dr. Paolo

Aumenta a procura de homens pela rinoplastia, a cirurgia de nariz

Aumenta a procura de homens pela rinoplastia, a cirurgia de nariz

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) nos últimos cinco anos houve um grande crescimento na procura de homens por cirurgias plásticas. A busca quadruplicou, passando de 72 mil para 276 mil procedimentos ao ano, um aumento de 284%.

Nesse cenário, a procura pela cirurgia de rinoplastia masculina também cresceu, sendo atualmente a 2ª cirurgia plástica mais buscada pelos homens. Antes de optar pelo procedimento estético, entretanto, é importante informar-se sobre como ele é realizado e quais as indicações.

Como é realizada a cirurgia?

O cirurgião plástico responsável pode optar pela técnica de rinoplastia que considere mais adequada para o caso, considerando as especificidades do paciente. Existem duas técnicas que podem ser realizadas:

  • rinoplastia aberta: chamada de exorrinoplastia, essa técnica envolve uma pequena incisão na base do nariz, entre as narinas e também incisões internas. Ela é indicada para casos que exigem muitas mudanças na estrutura do nariz, como na ponta, pois gera uma melhor visão para o cirurgião plástico;
  • rinoplastia fechada: conhecida como endonasal consiste em incisões na parte interna do nariz. Apesar de não resultar em cicatrizes externas, essa técnica diminui a visão do profissional, sendo indicada para alterações mais simples.

A técnica que será realizada depende do tipo de alteração que o paciente deseja realizar, sendo importante contar com um cirurgião plástico de confiança para conduzir a operação.

Tipos de rinoplastia para o homem?

Os tipos de rinoplastia para os homens não diferem das técnicas realizadas nas mulheres, sendo que o profissional é apto para atuar independente do gênero do paciente. A diferença pode estar relacionada com as características mais masculinas do nariz, o que exige que o cirurgião plástico leve em consideração esse fator.

A rinoplastia masculina tem como diferença mais expressiva as características do nariz dos homens, como:

  • dorso mais retilíneo em relação à ponta;
  • ponta com rotação e projeção menores do que o nariz feminino;
  • pele mais grossa, o que pode influenciar o inchaço facial no pós-operatório;
  • maiores proporções.

Portanto, é comum que a rinoplastia masculina tenha como objetivo corrigir alguma imperfeição do nariz, sem deixar o nariz feminino, mas tornando-o mais natural e proporcional.

Para quem é indicada?

O aumento da procura masculina pela rinoplastia demonstra que essa cirurgia plástica é capaz de atender diferentes demandas relacionadas a alterações estéticas no nariz. A técnica é indicada para qualquer pessoa que, independentemente de ser homem ou mulher, sinta-se incomodada com a aparência do nariz.

Muitas vezes, as características nasais podem impactar negativamente a vida do individuo, sendo motivo para bullying, inseguranças ou vergonha da própria aparência. Portanto, para esses casos a rinoplastia é indicada como uma forma de reverter o quadro, devolvendo a qualidade de vida e autoestima para o paciente. Muitas vezes o que motiva a procura pela cirurgia é alguma queixa respiratória e o paciente aproveita para alterar questões estéticas que o incomodem.

Entre as mudanças que podem ser realizadas na rinoplastia estão:

  • diminuição e remodelamento;
  • aumento nasal com uso de enxerto;
  • realinhamento da ponta do nariz.

O paciente interessado em realizar uma cirurgia estética no nariz deve procurar por um cirurgião plástico de confiança. Na consulta o médico vai solicitar os exames necessários e identificar, a partir de uma conversa franca com o paciente, quais as motivações para a realização da rinoplastia e quais as expectativas com o procedimento.